PROJETO ESCOLA PRIMÁRIA SUSTENTÁVEL NA DINAMARCA

Coberturas verdes, aproveitamento de iluminação e ventilação naturais e interação com o entorno natural. Essas são as características do projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Big Architects para a escola primária sustentável de Vilhelmsro, na Dinamarca.

Projetada para aproveitar o máximo potencial energético do local, sem comprometer o ambiente, sua forma ondulada cuidadosamente posicionada no terreno faz com que as edificações explorem ventilação e luz naturais, respeitando a topografia local e se misturando visualmente ao ambiente. Nas grandes coberturas e nos pátios, foram instalados superfícies verdes, que aumentam o conforto térmico dos espaços internos e proporcionam uma interação maior entre crianças e a natureza.



Além da volumetria privilegiada, o projeto ainda conta com sistemas que tornam a escola ainda mais eficiente. As janelas são reguláveis e fazem a ventilação cruzada e o resfriamento dos ambientes internos utilizando apenas os ventos locais, e portanto, sem fazer uso de ar condicionados.

 As coberturas verdes, além de aumentar o conforto ambiental e reduzir a pegada ecológica da construção, desempenham o papel de captadoras de água da chuva. 

Nelas, a água da chuva é recolhida e direcionada para tanques de armazenamento para posteriormente ser utilizada na manutenção dos jardins e espaços externos.




Outras informações sobre o projeto:

Categoria: Espaço público voltado para a educação
Tamanho: 7000 m2, altura de 12 m
Cliente: Município de Fredensborg, Dinamarca
Colaboradores: CG jensen, ISC, Transolar, Topotek1

Sócio responsável: Bjarke Ingels, david Zahle
Líder do projeto: Rasmus Rodam, Mikkel Marcker Stubgaard
Equipe: Zu li, Eivor Davidsen, Alessandro Ronfini, Alina Tamousiunaite,
Krista Meskanen, Buster Christensen, Claudio Sacucci, Claudio Moretti